Ir direto para o conteudo
Recursos de Acessibilidade
Imagem de Empreendedorismo

Incubadora

O Porto Digital possui três incubadoras em operação

O Programa de Incubação do Porto Digital corresponde ao suporte para o desenvolvimento do Projeto de Negócio Inovador (startup / empreendimento criativo) durante um período de 12 (doze) meses. Com o suporte do NGPD, os empreendedores construirão o Plano de Desenvolvimento do Negócio, que orientará o enfoque a ser dado nas capacitações e acompanhamentos (consultoria, coaching e mentoria e treinamentos) para inserir o negócio no mercado e buscar as condições para o seu desenvolvimento após o Programa de Incubação.

O Programa de Incubação está baseado em metodologias apropriadas para desenvolvimento de negócios inovadores como o Business Model Canvas, Customer Development e Design Thinking e está estruturado em três etapas. Todas as etapas são avaliativas e o avanço do negócio para a etapa seguinte depende do alcance dos resultados esperados para a etapa em curso.

Modelagem do Negócio

Nessa etapa, durante 04 (quatro) meses, o time do projeto receberá capacitação, coaching e mentoria para a modelagem do negócio. Deverão ser elaborados e validados o Business Model Canvas e o Mínimo Produto Viável (MPV). O MPV é o conjunto mínimo de funcionalidades necessárias para iniciar o processo de aprendizado junto a potenciais clientes, podendo ser desde um esquema até uma versão simplificada do produto, sendo que as versões deverão evoluir de modo que ao término do terceiro mês já seja possível disponibilizar a um grupo mínimo de clientes / usuários uma versão alfa do produto para testes.

Ao testar as hipóteses do negócio junto ao mercado, os empreendedores poderão fazer ajustes na ideia original (pivô), corrigindo o curso do negócio em busca do product-market fit, ou seja, a validação do melhor alinhamento entre as proposições de valor e as necessidades dos segmentos de clientes do negócio.

Ao término do terceiro mês, os empreendedores deverão lançar uma versão operacional do produto com, pelo menos, a funcionalidade elementar para um grupo de usuários / clientes (versão alfa) com o objetivo de obter métricas de desempenho que apontem a adequação da proposta de valor ao segmento de clientes pretendido.

Ao término do período os empreendedores deverão apresentar os resultados obtidos do processos de validação e defender seus MPV juntamente com as evidências e resultados das interações com potenciais clientes e um plano de desenvolvimento do empreendimento para os próximos 8 (oito) meses para um comitê misto de avaliação (avaliadores do NGPD + avaliadores externos) que poderá ou não recomendar o negócio para a etapa seguinte.

Lançamento do Produto

Essa etapa corresponde a um período de 04 (quatro) meses o time do projeto receberá capacitação, coaching e mentoria para o desenvolvimento / aperfeiçoamento da solução para lança-la no mercado e incrementar a base de usuários / clientes.

O lançamento do produto deverá ser realizado até o término do terceiro mês do módulo, de modo que a os trinta dias restantes sejam utilizados para acompanhar a performance da solução.

Nessa etapa, a formalização é condição necessária para avançar para a etapa seguinte, caso não tenha ocorrido até então.

Ao final desse módulo, os empreendedores deverão apresentar o produto na versão vigente, os resultados alcançados no período e um plano de desenvolvimento do empreendimento para os próximos 4 (quatro) meses para um Comitê Interno de Avaliação (composto apenas por membros do NGPD) que fará recomendações sobre o desenvolvimento do negócio para a próxima etapa.

Maturação do Negócio e Crescimento

Essa etapa corresponde a um período de 04 (quatro) meses onde o time do projeto receberá capacitação, coaching e mentoria para o amadurecimento do produto e dos processos organizacionais com base nos feedbacks obtidos a partir da interação do negócio com os usuários ou clientes nas etapas anteriores.

Nessa etapa, os negócios são estimulados a consolidar seu modelo de monetização e a construírem uma base sustentável de clientes de maneira que seja possível estruturar minimamente sua trajetória fora do programa de incubação, expandindo seu portfólio de produtos e ou expandindo sua base de clientes / usuários.

Ao final do período, os empreendedores deverão apresentar os resultados alcançados em face dos objetivos apontados no plano de desenvolvimento do empreendimento executado. Ao término do 12o. mês, estando madura o suficiente, a empresa será graduada.

A Graduação é o momento que inaugura uma nova fase no amadurecimento da empresa, que sai do espaço da incubadora para uma sede própria, realizando o Embarque no Porto Digital.

Associação

As empresas graduadas, poderão mediante análise da gestão do Programa de Incubação permanecer associados a incubadora durante um período de 12 (doze) meses onde o empreendimento será acompanhado quanto a sua evolução.

Nesse período, a Empresa Graduada poderá ter acesso a serviços de valor agregado de acordo com suas necessidades e com a disponibilidade no portfólio das Incubadoras tais como assessorias, consultorias, mentorias, suporte para participação em eventos nacionais e internacionais, dentre outros.

A Empresa Graduada deverá encaminhar as informações solicitadas e apresentar seus resultados semestralmente para um Comitê Interno de Avaliação que fará recomendações sobre o desenvolvimento do negócio.

Os empreendimentos que não se graduarem, desistirem durante o período de incubação a qualquer tempo, não se formalizarem até término do 12o mês ou não tiverem sido aprovados em alguma das etapas serão denominadas projetos descontinuados.

Figura 1 – Representação Gráfica do Processo de Incubação



INCUBADORAS

Para desenvolver o Programa de Incubação junto aos novos empreendimentos, o Porto Digitial dispõe de três incubadoras em operação:

Cais do Porto:

Vencedora do Prêmio Nacional de empreendedorismo Inovador de 2013 na categoria Melhor Incubadora de Empresas Voltada Para o Desenvolvimento Local Sustentável, a incubadora C.A.I.S. do Porto (Centro Apolo de Integração e Suporte a Novos Empreendimentos de Tecnologia de Informação e Comunicação - TIC) tem como principal objetivo dar suporte a empreendimentos nascentes de TIC voltados para o desenvolvimento de soluções para problemas reais dos setores produtivos do estado de Pernambuco. A incubadora recebeu recentemente o certificado CERNE I (Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos) oferecido pela ANPROTEC que demonstra as boas práticas aplicadas na Incubadora.

Endereço: Rua Capitão Lima, 420 (2o. Andar), Santo Amaro, Recife-PE.

Contato: empreendedorismo@portodigital.org

Incubadora do Portomídia

A Incubadora do Portomídia tem como objetivo apoiar a estruturação de empreendimentos nascentes de Economia Criativa, mais especificamente em design, jogos digitais, multimídia, cine-vídeo-animação, música e fotografia, que façam uso intensivo de Tecnologia da Informação e Comunicação. A incubadora recebeu recentemente o certificado CERNE I (Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos) oferecido pela ANPROTEC que demonstra as boas práticas aplicadas na Incubadora.

Endereço: Rua Capitão Lima, 420 (2o. Andar), Santo Amaro, Recife-PE.
Contato: empreendedorismo@portodigital.org

Incubadora do Armazém da Criatividade de Caruaru

A Incubadora do Armazém da Criatividade está situada numa estrutura especial de suporte à inovação e ao empreendedorismo, que atua de forma integrada com as instâncias de ensino, ciência e tecnologia e em estreita articulação com o setor produtivo e com as políticas públicas na região, reconhecida por sua importância no setor de confecções. A Incubadora visa gerar novos empreendimentos para a localidade e induzir novas dinâmicas econômicas baseadas na criatividade, no conhecimento e na inovação, diversificando e fortalecendo a competitividade da economia local.

Endereço: Polo Comercial de Caruaru, BR-104, Km 62 s/n, Nova Caruaru, Caruaru-PE.
Site: www.armazemdacriatividade.org
Contato: incubadora.caruaru@portodigital.org

COMO PARTICIPAR

Áreas de atuação contempladas

As áreas de atuação atendidas pelas incubadoras são TIC para Serviços (Software, Serviços Financeiros, Logística, Transportes, Turismo, Educação, Esportes, Saúde, Grandes Eventos, etc.), TIC para as Cidades (Sustentabilidade Ambiental, Acessibilidade Digital, Mobilidade Urbana, Empoderamento do Cidadão, etc.), TIC para Economia Criativa (Cine-vídeo-animação, design, fotografia, jogos digitais e música), TIC para Comércio (Atacado, Varejo, Comércio Eletrônico, Comércio Internacional, etc.), TIC para Indústria (Automobilística, Alimentos e Bebidas, Construção Civil, Móveis, Naval, Têxtil e de Confecções, Gesso, Petróleo e Gás, Metalmecânica, etc.), TIC para Agrobusiness (Apicultura, Caprino-ovinocultura, Fruticultura Irrigada, Olericultura, Vitivinicultura, etc.), TIC para Serviços Públicos (Governo Eletrônico, Serviços ao Cidadão, etc.), Cine-vídeo-animação, Design, Fotografia, Jogos Digitais e Música.

Pré-requisitos para participação

  • Apresentar inovação no produto, serviço ou modelo de negócio em uma das áreas de atuação contempladas pelo programa;
  • Ter pelo menos 2 pessoas (fundadores ou sócios) dedicadas à startup ou empreendimento criativo que deverão participar presencialmente das atividades previstas nos Programas;
  • Ter pelo menos um fundador ou sócio com formação ou experiência profissional comprovada na área de atuação do negócio em condições de desenvolver o produto ou serviço proposto;
  • Ter condições de dedicar no mínimo 60% do tempo médio do grupo ao empreendimento, considerando uma jornada individual de trabalho de 40h semanais.
PROCESSO SELETIVO

O processo seletivo é realizado mediante chamada pública ou premiação junto a eventos e ambientes de ideação, como Startup Weekends (R) apoiados pelo Porto digital. Para participar do processo seletivo, as pessoas interessadas devem apresentar Proposta de Negócio por meio do formulário eletrônico disponibilizado durante o período de inscrições informado no regulamento da chamada. Além do preenchimento do formulário, deve ser enviado um link para um vídeo de apresentação da proposta com duração de até três minutos.

O processo seletivo é composto de duas fases: Análise das Propostas e Entrevistas. A fase de Análise das Propostas visa analisar o vídeo e o formulário apresentados de acordo com os critérios de avaliação e pré-requisitos da chamada. A fase de Entrevistas visa conhecer presencialmente os integrantes dos times de cada proposta e obter informações adicionais para avaliar o potencial da proposta se tornar uma empresa viável.

CRITÉRIO

DESCRIÇÃO

PESO

Conhecimento do Problema / Oportunidade

Analisa o conhecimento do problema / oportunidade a ser atacada pela solução / oferta pretendida.

2

Produto / Grau de inovação

Analisa a originalidade do produto / serviço, processo ou negócio proposto e sua adequação ao problema / oportunidade de negócio. 

2

Modelo de Negócio

Analisa o potencial de êxito da estratégia de monetização pretendida, considerando a sustentabilidade e desenvolvimento do negócio.

1

Oportunidade de Negócio

Analisa a viabilidade do negócio em função das informações apresentadas sobre o mercado e sobre o processo de validação da ideia de negócio.

1

Posicionamento Competitivo

Considera a adequação da estratégia pretendida de entrada no mercado em relação às forças de concorrentes, produtos substitutos e potenciais novos entrantes.

1

Capacidade de Desenvolvimento da Solução e do empreendimento

Analisa a capacidade do time para desenvolver a solução e conduzir o empreendimento em função do período de incubação.

3


SERVIÇOS OFERECIDOS

Os empreendimentos incubados terão acesso a um conjunto de serviços que poderão ser utilizados de acordo com suas necessidades em consonância com o Plano de Desenvolvimento do Empreendimento.
  • Mentoria: Apoio na elaboração do Plano de Desenvolvimento do Empreendedor, acompanhamento periódico do desenvolvimento do negócio e acesso a uma rede de empreendedores maduros para trocas de experiência.
  • Rede de Parceiros: Descontos em ferramentas e as plataformas mais usadas por empresas de tecnologia.
  • Assessorias (Coaching), Consultorias e Treinamentos: Conteúdos relacionados a Tecnologia, Finanças, Mercado, Gestão e Desenvolvimento Pessoal.
  • Apoio a Participação em Eventos Nacionais e Internacionais: Inscrições, passagens e diárias.
  • Telefone: Linha telefônica dedicada ao empreendimento.
  • Salas de Reunião: Salas com projetor multimídia.
  • Serviços de Uso Comum: Energia elétrica, internet banda larga, água, serviços de limpeza, vigilância 24h e impressora.
  • Infraestrutura da Incubadora: Estações de trabalho plug and work em ambiente compartilhado e colaborativo compostas de mesa e cadeira, gaveteiro e armário com chaves, disponível 24 horas por dia, sete dias da semana.
BENEFÍCIOS DE FAZER PARTE DO PORTO DIGITAL

Os empreendimentos participantes do Programa de Incubação terão acesso aos seguintes benefícios:
  • Conexões relevantes: fazer parte do Porto Digital possibilita aos empreendimentos estar em contato permanente com pessoas, empresas e instituições relevantes para o desenvolvimento do seu negócio.
  • Menor custo de transação: NGPD atua como facilitador no relacionamento entre empresas, governo e academia, o que proporciona aos empreendimentos apoiados uma maior facilidade na interação com esses agentes.
  • Presença em um ambiente de inovação altamente dinâmico: a integração do empreendimento ao Porto Digital põe a empresa em contato com centros de referências nacionais em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias inovadoras.
  • Redução do ISS: redução de 60% na alíquota do ISS (de 5% para 2%).
  • Redução do IPTU: Ao se graduar e embarcar no Porto Digital, a empresa poderá obter uma redução de 25% na alíquota do IPTU, ou mesmo isenção total do tributo poraté 10 anos, no caso de restauração e instalação em edificação histórica no Bairro do Recife.
  • Acesso facilitado: Os empreendimentos incubados têm acesos facilitado a todos os demais programas, laboratórios e estruturas de apoio do Porto Digital.

Compartilhe por Email Compartilhe no Twitter Compartilhe no Facebook Compartilhe no LinkedIn
Logo dos patrocinadores