Ir direto para o conteudo
Recursos de Acessibilidade
Imagem de Diferenciais

L.O.U.Co

O Porto Digital inaugura, em maio de 2016, o L.O.U.Co (Laboratório de Objetos Urbanos Conectados), um laboratório aberto a sociedade, para criação, desenvolvimento e prototipagem rápida de soluções que melhorem a qualidade de vida das pessoas nas cidades, como temas relacionados: bem-estar, saúde, esportes, preservação do meio-ambiente, transporte, mobilidade, cultura, entretenimento e urbanismo.

O L.O.U.Co é um makerspace do Porto Digital, que visa experimentar soluções inovadoras para problemas urbanos, a partir da Internet of Things (IoT) e fabricação digital, de modo a possibilitar que objetos físicos sintam o ambiente e se comuniquem, independente de intervenção humana. São projetos equipados com sensores capazes de trocar informações entre si, com as pessoas ou com o ambiente - até cidades inteiras, sendo projetadas de maneira totalmente conectada e automatizada, e/ou que interajam ludicamente com as pessoas.

Busca envolver um perfil multidisciplinar de pessoas, empresas e grupos de áreas como ciência da computação, eletrônica, design, arquitetura, urbanismo, saúde e áreas correlatas no desenvolvimento de soluções em consonância com os objetivos do L.O.U.Co, diminuindo a distância entre academia, mercado e a sociedade no geral na busca de uma cidade melhor.

Para tanto, disponibiliza aos usuários impressoras 3D, uma cortadora laser, um scanner 3D, uma fresadora de precisão, uma impressora de circuitos elétricos e uma biblioteca de sensores como acelerômetros, infravermelhos, de temperatura, luminosidade, pressão, qualidade de ar, fluxo de água e chuva, entre outros.

Entre as atividades propostas para o L.O.U.Co estão:
  • Estabelecer parcerias com instituições de ensino, projetos de pesquisa e empresas do mercado interessadas em desenvolver projetos em consonância com o laboratório; 
  • Promover encontros com profissionais de referência do mercado que façam uso de IoT (Internet das Coisas) e fabricação digital, por meio de: workshops, palestras, cursos e promoção de eventos,
  • Promover o acesso aberto ao público aos equipamentos e biblioteca de componentes e sensores para prototipagem de projetos;
  • Acelerar de negócios inovadores, baseado em tecnologias de fabricação digital e internet das coisas;
O L.O.U.Co funciona das 9 às 18h, no Bairro do Recife, Rua do Apolo, 235. A tabela operacional do laboratório pode ser consultada AQUI. E para maiores informações, contate a Equipe do L.O.U.Co, pelo e-mail: louco@portodigital.org e ou telefone: 3419-8063. 

Compartilhe por Email Compartilhe no Twitter Compartilhe no Facebook Compartilhe no LinkedIn
Logo dos patrocinadores