Conexão Foz-Recife: PTI-BR e Porto Digital fortalecem importante parceria para cooperação em projetos de inovação

decrease font size increase font size

Porto Digital

As ações conjuntas entre o Parque Tecnológico Itaipu – Brasil (PTI-BR) e o Porto Digital, um dos mais importantes ambientes de inovação do Brasil, com sede em Recife (PE), devem movimentar o cenário do empreendedorismo inovador e o desenvolvimento de soluções para o mercado. Um protocolo de intenções, assinado em outubro deste ano, formalizou o histórico de iniciativas colaborativas entre os parques tecnológicos. Já nos próximos dias, representantes de ambas as partes devem se reunir para definir estratégias de atuação para 2023.

São mais de 3 mil quilômetros que separam os ecossistemas de inovação da Terra das Cataratas e do Centro Histórico do Recife, ainda assim, a conectividade entre as instituições é antiga e já trouxe bons resultados. Entre muitas participações em eventos, painéis de discussões e trocas de conhecimentos, o vínculo se fortalece, também, em práticas de benchmarking – especialmente em editais de fomento e inovação aberta. Ainda nesse contexto, profissionais do PTI-BR já integraram bancas avaliadoras em editais de aceleração de startups do Porto Digital e vice-versa.

Para o diretor de negócios e inovação do PTI-BR, Rodrigo Régis, o objetivo da cooperação é facilitar o acesso às ações desenvolvidas pelos parceiros, conectando demandas do mercado e soluções desenvolvidas para cada necessidade.

Já o superintendente de inovação aberta do Porto Digital, Fellipe Sabat, destacou a importância de integrar as regiões nordeste e sul em prol do desenvolvimento.

“Esperamos que o PTI-BR seja a ponte para nosso ecossistema local expandir fortemente os negócios, parcerias e o desenvolvimento tecnológico em conjunto na região sul. Em contrapartida, podemos desempenhar o mesmo papel aqui na região nordeste. Estamos com uma expectativa muito boa para o futuro”, finalizou Sabat.