Inscrições prorrogadas para o Embarque Digital 2023.1

decrease font size increase font size

Porto Digital

O Embarque Digital prorrogou as inscrições para ingresso no programa do Porto Digital em parceria com a Prefeitura do Recife. Estudantes egressos do sistema de ensino público que queiram cursar o ensino superior na área de tecnologia têm até 18h do dia 3 de março para fazer a inscrição pelo Portal da Educação do Recife: www.portaldaeducacao.recife.pe.gov.br/embarquedigital

Nesta turma, são 350 vagas disponíveis nos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Sistemas para Internet, com a graduação totalmente custeada pela Prefeitura do Recife. Esta é a 4ª turma do Embarque Digital, que já possui 800 estudantes participando do programa.

Com foco na empregabilidade, o Embarque Digital atende a uma necessidade do mercado de trabalho em tecnologia, que precisa de profissionais capacitados e integrados às necessidades atuais. Atualmente, 42% dos estudantes que participaram da primeira turma do Embarque Digital, que atualmente vão começar o quarto período, já estão empregados ou estagiam na área de TI.

Para ter acesso ao programa, é necessário ser residente e domiciliado no Recife, ter cursado todo o ensino médio na rede pública, ter concluído o ensino médio nos últimos cinco anos e ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou o Sistema Seriado de Avaliação (SSA) nos últimos cinco anos. No programa, 50% das vagas são destinadas a pessoas negras ou pardas e, dentre os critérios de desempate, mulheres e estudantes que também cursaram o ensino fundamental na rede pública de ensino têm prioridade.

O calendário desta edição prevê a divulgação do resultado parcial para o dia 7 de março e o final no dia 11 de março, com matrículas entre os dias 8 e 10 de março. As aulas estão previstas para iniciar no dia 20 do mesmo mês. Com cronograma já estabelecido para o lançamento de novas turmas até 2024, o Embarque Digital conta com um investimento previsto de mais de R$ 30 milhões de reais. Até o momento, o programa já preencheu 800 vagas, sendo 200 em 2021 e 600 no ano passado. A meta é que o programa beneficie 2.000 estudantes até o ano de 2024.