Porto Digital completa 22 anos com conquistas do ecossistema de inovação

decrease font size increase font size

Porto Digital


Um aniversário a celebrar em um ano cheio de conquistas para o ecossistema de inovação pernambucano. O Porto Digital completa seus 22 anos ainda mais consolidado como um território que afeta positivamente a economia e cria impacto social no Recife, mas neste ano também no além-mar.

O Porto Digital com o projeto de instalar uma unidade avançada em Portugal, no município de Aveiro. A primeira sede fora de Pernambuco tem como objetivo impulsionar os negócios em TI brasileiros e dar mais opções aos profissionais do parque que queiram trabalhar na Europa.

Além disso, a Neurotech - referência nacional em inteligência artificial - foi adquirida pela B3, a bolsa de valores do Brasil, em uma transação que pode chegar a mais de R$ 1 bilhão, sendo a primeira embarcada do parque tecnológico nascida no Recife a ultrapassar essa marca.

Outro feito que marcou o ano foi a comemoração dos 50 anos da Procenge, empresa pioneira em tecnologia na região e uma das primeiras a embarcar no Porto Digital, no começo dos anos 2000. A Procenge é uma das companhias de tecnologia com mais história do Brasil.

No campo da formação de novos talentos, o Embarque Digital, programa educacional em tecnologia para estudantes egressos de escolas públicas, continuou a oferecer oportunidades de graduação gratuita em tecnologia. Só em 2022, foram mais de 600 jovens matriculados em faculdades privadas com bolsas viabilizadas em parceria com a Prefeitura da Cidade do Recife.

Já nos eventos, o REC’n’Play voltou a tomar as ruas do Centro do Recife depois de dois anos de interrupção por conta da pandemia de covid. O Carnaval do Conhecimento do Recife se consolidou em 2022 como um dos maiores festivais de tecnologia, inovação, negócios e cultura do Brasil. Foram mais de 700 atividades e mais de 40 mil pessoas inscritas.

Sobre o Porto Digital

O Porto Digital é um dos principais parques tecnológicos e ambientes de inovação do Brasil e é um dos representantes da nova economia do Estado de Pernambuco. Instalado na área central do Recife, sua atuação se dá nos eixos de produção de software e serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), Economia Criativa, além do foco no futuro das cidades por meio de prototipação com base em fabricação digital e internet das coisas (IoT).

Reconhecido por sua territorialidade singular entre os ambientes de inovação, o Porto Digital é um parque urbano e aberto instalado no centro histórico do Bairro do Recife, mas já conta com áreas de expansão para os bairros de Santo Antônio, São José e Santo Amaro - o que totaliza uma área total de 171 hectares na capital pernambucana. A região, antes degradada e de pouca influência na economia local, vem sendo requalificada de forma acelerada em termos urbanísticos, imobiliários e de recuperação do patrimônio histórico edificado. Desde a fundação do parque tecnológico, em 2000, já foram restaurados mais de 138 mil metros quadrados de imóveis históricos.

O Porto Digital é fruto e referência nacional de uma ação coordenada entre governo, academia e empresas, conhecido como modelo "Triple Helix". Essa iniciativa propiciou o ambiente necessário para fazer com que o Porto Digital se transformasse em um dos principais ambientes de inovação do País e fosse eleito, por três vezes, o melhor parque tecnológico do Brasil nos anos de 2007, 2011 e 2015 pela Associação Nacional de Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec).

Na sua fundação, o parque tecnológico era formado por apenas três empresas e 46 pessoas. Atualmente, o Porto Digital abriga mais de 350 empresas, organizações de fomento e órgãos de Governo, com 14,7 mil profissionais e empreendedores. Esses empreendimentos geram um faturamento anual de mais de R$ 3,67 bilhões em 2021 e já é considerado o terceiro maior setor de serviços na capital pernambucana. Empresas de vários portes compõem o ecossistema do Porto Digital: de startups a multinacionais, como a Accenture, que transformou o Bairro do Recife em uma de suas áreas de atuação estratégica.