Projeto Portomídia - BNDES

O BNDES investe continuamente na preservação do patrimônio cultural brasileiro, norteado pelo objetivo de valorizar a memória do país e potencializar a capacidade do patrimônio cultural de gerar desenvolvimento econômico e social. Desde 1997, ano em que iniciou sua atuação nessa cadeia produtiva, destinou mais de R$ 900 milhões a projetos de preservação.

Em parceria, o BNDES, a Ambev Brasil, a EDP, o Instituto Cultural Vale, o Instituto Neonergia e a MRS Logística se comprometeram a investir R$ 200 milhões em projetos localizados em todas as regiões do país selecionados por meio da chamada pública realizada em 2021.

O edital Resgatando a História (link para a página bndes.gov.br/resgatandoahistoria) é uma iniciativa inovadora para o apoio financeiro à recuperação do patrimônio histórico e do acervo memorial brasileiro, alavancando o poder de impacto e de transformação na sociedade.

O projeto do Portomídia, ação principal da proposta do Porto Digital, consiste na reforma de imóvel - com benfeitorias necessárias - localizado à Rua do Apolo nº 181, Bairro do Recife, Recife - Pernambuco, e inserido no Conjunto arquitetônico, urbanístico e paisagístico do Antigo Bairro do Recife (IPHAN, 1998).

A ação permitirá a requalificação e ampliação do Portomídia, o Centro de Empreendedorismo e Tecnologias da Economia Criativa (Portomídia), o braço do Porto Digital na Economia Criativa que visa o fomento e fortalecimento de 6 cadeias de negócios de economia da cultura intensivos em tecnologia, notadamente: games, cinevideoanimação, multimídia, design, fotografia e música.

Em 2010, após pesquisas e consultas ao mercado, academia e governo, o Porto Digital expandiu sua atuação que desde o início de sua operação focava em TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) para Economia Criativa. Atualmente, os eixo de atuação do Portomídia compreendem:

Educação: salas de treinamento equipadas com computadores e softwares de última geração, podendo capacitar até 40 pessoas simultaneamente;

Empreendedorismo: incubadora de novos negócios de economia criativa, equipada para receber até 10 empreendimentos simultaneamente, oferecendo capacitação, infraestrutura e networking;

Experimentação: laboratórios focados em diversas áreas como finalização de áudio e vídeo para cinema, produção de podcasts e pós produção de áudio para as mais diversas finalidades, prototipagem 3D e animação, sala certificada de Screen Test, entre outros;

Exibição: Cinema do Porto Digitalpara 142 espectadores e Galeria de Artes Digitais preparada para receber exposições que façam uso de tecnologias interativas, além de palestras e outros tipos de eventos.

Ações previstas

  • Desenvolvimento de projetos de arquitetura e complementares que irão direcionar as obras de reformas e benfeitorias necessárias ao imóvel.

  • Aprovações dos projetos e licenciamentos da obra nos devidos órgãos competentes nas esferas municipal, estadual e federal.

  • Realização de obras de reformas e benfeitorias necessárias ao imóvel para adequação ao programa.

  • Aquisição e instalação de equipamentos e mobiliário - que assegurem o perfeito funcionamento do imóvel.

Ações complementares que serão implementadas

Como ações complementares ao projeto, teremos a ampliação da atuação do Portomídia, o Centro de Empreendedorismo e Tecnologias da Economia Criativa (Portomídia), o braço do Porto Digital na Economia Criativa que visa o fomento e fortalecimento de 6 cadeias de negócios de economia da cultura intensivos em tecnologia, notadamente: games, cinevideoanimação, multimídia, design, fotografia e música.

Estas ações estarão focadas no tripé Educação, Experimentação, Empreendedorismo e Exibição, conforme detalhado a seguir:

Eixo 1 - Núcleo de Educação em Economia Criativa

Descrição: Ampliação da grade de cursos técnicos - profissionais visandoa formação complementar e o desenvolvimento de competências e habilidades técnicas para profissionais da cadeia produtiva de economia criativa, notadamente em: games, cinevideoanimação, multimídia, design, fotografia e música.

Público-alvo: Estudantes egressos do ensino médio; Egressos de cursos superiores e profissionais interessados em transição de carreira. Estudantes de cursos superiores em semestres finais; potenciais empreendedores.

Proposição de valor:

Para estudantes- Formação de média duração em cursos com alto potencial de empregabilidade e formação técnica.

Para empresas- formação profissional mais aderente às necessidades do mercado; redução de custos futuros no processo de contratação, desenvolvimento de talentos.

Para universidades parceiras- aumento da empregabilidade dos seus egressos, melhor avaliação junto ao Ministério da Educação quanto ao perfil de egressos.

Atividades:

Diagnóstico de demandas de mercado de trabalho; Desenho da grade de cursos; Oferta de cursos técnicos e profissionais.

Eixo 2 – Núcleo de Experimentação do Portomídia (laboratórios/studios)

Descrição: Ampliação do uso de laboratórios de alta tecnologia que darão suporte à capacitação, às empresas incubadas e ainda como centro de prestação de serviços para o ecossistema local, nas áreas em que haja lacunas tecnológicas e de infraestrutura.

Público-alvo: Estudantes do ensino médio; Estudantes de cursos superiores; e principalmente profissionais freelancer e empresas de economia criativa

Proposição de valor:

Para estudantes- Acesso a equipamentos de alta tecnologia nas áreas de pós-produção de games, cinevideoanimação, multimídia, design, fotografia e música. Suporte técnico para o desenvolvimento de projetos educacionais.

Para profissionais- Acesso a equipamentos de alta tecnologia nas áreas de pós-produção de games, cinevideoanimação, multimídia, design, fotografia e música; Suporte técnico para o desenvolvimento de projetos profissionais.

Para empresas- Acesso a equipamentos de alta tecnologia nas áreas de pós-produção de games, cinevideoanimação, multimídia, design, fotografia e música; Suporte técnico para o desenvolvimento de projetos profissionais..

Atividades: Diagnóstico de demandas tecnológicas atuais do mercado; Atualização do parque de equipamentos dos laboratórios do Portomídia; Elaboração e implementação de nova estratégia de fomento ao uso dos laboratórios.

Eixo 3 – Núcleo de Fomento ao Empreendedorismo em Economia Criativa

Descrição: Realização de processos de pré-incubação, incubação e aceleração de novos negócios de economia criativa, notadamente nas áreas de pós-produção de games, cinevideoanimação, multimídia, design, fotografia e música

Público-alvo: Estudantes de cursos superiores, empreendedores e profissionais freelancer

Proposição de valor:

Para estudantes- desenvolvimento de competências empreendedoras e gerenciais, ampliando empregabilidade e empreendedorismo.

Para Empreendedores e profissionais freelancer- desenvolvimento de competências empreendedoras e gerenciais, com foco na criação de novos modelos de negócio e competitividade.

Atividades:

Realização de programa de pré-incubação e de formação de mentalidade empreendedora (Mind the Bizz), Realização de turmas de incubação de novos negócios em economia criativa, Realização de turma de aceleração de negócios (scale-up) em economia criativa.


Eixo 4 – Núcleo de Exibição do Portomídia (Cinema do Porto e Galeria de Artes Digitais)

Descrição: Eventos de mostras autorais voltadas para a materialização dos resultados da criação gerada no Portomídia, como forma de propiciar a visualização, em condições reais, da produção e facilitar a interação e os negócios entre os incubados e financiadores, clientes e parceiros.

Público-alvo: Empresas e profissionais freelancer

Proposição de valor:

Para Empresas e profissionais freelancer- Dar visibilidade aos conteúdos produzidos

Atividades: Concepção de grade permanente de mostras e exibições, organização e realização dos eventos de exibição e conteúdo .

___


Sobre o BNDES - Fundado em 1952 e atualmente vinculado ao Ministério da Economia, o BNDES é o principal instrumento do Governo Federal para promover investimentos de longo prazo na economia brasileira. Suas ações têm foco no impacto socioambiental e econômico no Brasil. O Banco oferece condições especiais para micro, pequenas e médias empresas, além de linhas de investimentos sociais, direcionadas para educação e saúde, agricultura familiar, saneamento básico e transporte urbano. Em situações de crise, o Banco atua de forma anticíclica e auxilia na formulação das soluções para a retomada do crescimento da economia.

Documentação