Conheça o Porto Digital, um dos maiores distritos de inovação da América Latina

decrease font size increase font size

Porto Digital

O Porto Digital, um dos maiores distritos de inovação da América Latina, é um ambiente de inovação, pesquisa e desenvolvimento em tecnologia da informação (TI), especialmente na área mobile. Com sede no Bairro do Recife, centro histórico da capital pernambucana, o Porto Digital é um ecossistema que integra startups, empresas, organizações, instituições de ensino e instituições de ciência e tecnologia de diversos segmentos de tecnologia, como TI, comunicação digital, automação e inteligência artificial, além de abrigar iniciativas de educação e formação de profissionais para o futuro do mercado digital.

Criado em 2000, o Porto Digital nasceu como um parque tecnológico e se tornou um dos principais ambientes de inovação do país, estimulando o empreendedorismo e a criação de novos negócios com alto impacto no mercado digital. O distrito é conhecido por seu ecossistema integrado, que oferece infraestrutura de ponta, uma comunidade vibrante de empreendedores e um ambiente colaborativo entre empresas e universidades, impulsionando o desenvolvimento de soluções inovadoras que atendem tanto ao mercado nacional quanto ao internacional.

Para além do impacto econômico, o Porto Digital foi criado também para fomentar a reabilitação urbana do Bairro do Recife e, hoje, é reconhecido por sua territorialidade singular entre os ambientes de inovação. Desde sua fundação, já foram restaurados mais de 200 mil metros quadrados de imóveis históricos. Agora, o distrito tem como seu território 171 hectares da capital pernambucana.

Negócios

Atualmente, o Porto Digital conta com mais de 400 empresas embarcadas e 18 mil colaboradores. Além de ser reconhecido como um centro de formação de talentos na área de TI e um ambiente favorável para conexões e geração de negócios, as empresas que instalam suas operações e centros de inovação no distrito ainda contam com o benefício de redução do Imposto sobre Serviços (ISS), com desconto de 60% da alíquota.

Dentre algumas das empresas embarcadas estão desde multinacionais como Accenture, Avanade, Deloitte, Liferay, NTT DATA, SiDi e Stelantis; assim como grandes negócios brasileiros - sendo a FITec, Globo e Solar Coca-Cola três deles; e ainda outras que nasceram no ecossistema e se tornaram referências, como CESAR, Neurotech e Tempest.

Expansão

Com seu modelo de gestão e governança implementado em Recife, o Porto Digital também atua como hub em Caruaru, na região Agreste de Pernambuco. Esse processo de interiorização tem o objetivo de promover o desenvolvimento econômico regional e descentralizar a inovação, além de incentivar a capacitação de profissionais e fortalecer o empreendedorismo local, criando um ambiente propício para o surgimento de novos negócios em escala. Além disso, a iniciativa busca estreitar a colaboração entre universidades, empresas e o poder público, contribuindo para o fortalecimento da economia digital no Estado e a integração de diferentes regiões em um mesmo ecossistema de inovação.

A primeira unidade fora do Brasil, o Porto Digital Europa, foi inaugurada em Portugal em 2024. O hub, localizado na cidade de Aveiro, foi pensado com foco em internacionalização para conectar o ecossistema de tecnologia e inovação brasileiro ao mercado europeu, impulsionando parcerias estratégicas, e também para atrair negócios portugueses para o Brasil. 

Residência Tecnológica e Embarque Digital

Com foco na sustentabilidade do ecossistema de inovação e tecnologia a longo prazo, o Porto Digital tem como um de seus eixos a formação de profissionais qualificados e integrados ao mercado de trabalho de TI.

Entre as ações de fortalecimento do mercado de tecnologia está a Residência Tecnológica, uma disciplina obrigatória em cursos de tecnologia de instituições de ensino superior parceiras. Durante a Residência, os estudantes são apresentados a desafios reais de empresas para que construam soluções capazes de atender às demandas propostas.

Já o Embarque Digital é um programa de bolsas de estudo em tecnologia, promovido pelo Porto Digital em parceria com a Prefeitura do Recife. Destinado a jovens e adultos que concluíram o ensino médio em escolas públicas, a iniciativa vai além do auxílio financeiro e também participa da Residência Tecnológica com acesso a laboratórios e projetos reais, visando prepará-los para o mercado de trabalho e contribuir com a melhoria da condição socioeconômica de famílias recifenses. Ao todo, o programa já beneficiou mais de 2.000 estudantes e 350 deles já estão formados, com nível de empregabilidade superior à média dos cursos de TI.

Laboratório de Inteligência Artificial

Em outubro de 2024, o Porto Digital assinou com o Governo Federal, por meio da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), um termo de aliança estratégica para a exploração da inteligência artificial (IA) no âmbito da gestão pública. A iniciativa conta com apoio da Dataprev, Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO) e o Ministério da Gestão e Inovação.

Essa aliança é o segundo instrumento jurídico do tipo no país. A assinatura do termo ocorreu durante a 10ª Semana Nacional de Inovação, na ENAP, em Brasília.

O projeto inicia com R$ 8 milhões já garantidos para estruturar e lançar as operações do Laboratório de Inovação em projetos e produtos de Inteligência Artificial (LIIA). A parceria surge no contexto do Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA), estratégia para transformar o país em referência mundial em inovação e eficiência no uso da inteligência artificial, especialmente no setor público.

A meta é, então, captar outros R$ 21,7 milhões, com foco em parcerias público-privadas que impulsionem o laboratório e renda o desenvolvimento e a implementação de cerca de 50 projetos de IA até 2029.

O laboratório vai atuar em quatro linhas de ação principais em IA: prospecção de projetos de inovação; execução de projetos de inovação; aceleração e incubação de soluções; e promoção de cultura, conhecimento e comunidade de IA no governo. O LIIA oferecerá plataformas de IA e sandboxes regulatórios, permitindo testes seguros e controlados.