Lançamento da co.liga em Pernambuco reúne organizações sociais e autoridades para discutir o acesso à educação profissional para as juventudes

decrease font size increase font size

Lançamento do co.liga

A escola de Economia Criativa co.liga teve seu lançamento regional em Pernambuco, nesta sexta-feira, dia 10 de dezembro, no Auditório do Apolo 235 do Porto Digital. O evento reuniu representantes da OEI Brasil; do Governo do Estado de Pernambuco, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude; Prefeitura de Recife via Secretaria de Assistência Social e Secretaria de Segurança Cidadã; Proa Cultural; Porto Digital; CONJUVE (Conselho Nacional de Juventude) e Conselho Estadual e Municipal de Juventude. O objetivo foi discutir oportunidades para potencializar iniciativas de Economia Criativa, conhecer a proposta da iniciativa e traçar estratégias para contribuir com o acesso à educação profissional dos jovens em Pernambuco.

A co.liga foi criada para conectar juventudes, profissionais e empresas dos diferentes espaços de atuação, por meio de uma plataforma digital que oferece cursos gratuitos e outras soluções para facilitar a inserção produtiva dos jovens. Ela tem o objetivo de fortalecer as parcerias institucionais com os agentes públicos e empresas locais. Para isso, a programação conta com painéis, falas institucionais e apresentação cultural.

Após a solenidade de abertura, a programação seguiu com a mesa redonda sobre economia criativa, que traçou um panorama do setor. O debate contou com a presença de Rafael Callou, Diretor e chefe da representação da OEI no Brasil (Organização dos Estados Ibero-Americanos) com o tema “Panorama da Economia Criativa num recorte Nacional e Internacional”; Mônica Pinto, Gerente de Desenvolvimento Institucional da Fundação Roberto Marinho, falando sobre “A Solução co.liga e a Inclusão Produtiva”; Camila Bandeira, sócia da Proa Cultural e Porto Digital, com uma explicação sobre o mercado no Recife e o ecossistema do Porto Digital; Pedro Verda, Cofundador e Diretor de Inovação da Verda, que traz o tema “Impacto Social e Empreendedorismo Social”; Eduardo Vasconcelos, Secretário Executivo de Políticas para a Criança e Juventude de Pernambuco, que vai abordar a questão da importância da descentralização da economia criativa, valorizando as potencias do interior de Pernambuco; e Marcone Ribeiro, Secretário Executivo Municipal de Juventude de Recife, que encerra a mesa falando sobre “Juventudes e Territórios”.


Escola vai conectar jovens às oportunidades nas empresas

Co.liga é uma parceria da OEI Brasil com a Fundação Roberto Marinho e se organiza nos eixos de educação, trabalho e comunidade, oferecendo conteúdo educacional desenvolvido por profissionais do mercado; mentores para apoiar a formação dos estudantes; oportunidades de trabalho oferecidas por empresas e uma comunidade de ‘co.legas’ para trocar ideias. Atualmente a escola virtual oferece cursos livres de curta duração segmentados em cinco áreas da Economia Criativa – Patrimônio, Música, Multimídia, Design e Artes Visuais – e temas transversais que dialogam com todos os setores, como empreendedorismo, cidadania e elaboração de projetos culturais. Os conteúdos foram desenvolvidos por nomes reconhecidos em suas áreas e entre as opções segmentais estão desde fotografia, design para web e roteiro audiovisual até turismo para cidades criativas, passando por produção musical, produção de infográficos e muitos outros. Todos os cursos são on-line e gratuitos: cada estudante escolhe sua trajetória e acessa quando e onde puder, por celular ou computador.

No eixo do trabalho, a escola promove a conexão dos estudantes com o mercado: empresas, gestores, produtores, desenvolvedores e empreendedores ‘coligados’ vão oferecer, na própria plataforma, oportunidades de trabalho para os estudantes, a partir de uma rede de parcerias estratégicas organizada pela co.liga. Os estudantes também poderão compartilhar seu portfólio na plataforma coliga.digital.

Para a OEI, reconhecer a capacidade criativa do jovem brasileiro é fundamental. “Valorizar essa capacidade intelectual e criativa dos jovens, especialmente aqueles em situação de vulnerabilidade social, significa gerar oportunidades para que tenham acesso a conteúdos culturais e o desenvolvimento de competências e habilidades profissionais que possibilitem a geração de novos negócios em economia criativa”, afirma Raphael Callou diretor da OEI Brasil.

Para a Fundação Roberto Marinho, a co.liga chega para ser um espaço para o jovem se desenvolver, ver e ser visto, manter-se informado sobre oportunidades de trabalho e de jornadas criativas colaborativas coletivo das juventudes brasileiras no seu processo de inserção produtiva, pelos caminhos da cultura, da arte, da inovação. “Esses cursos foram criados pensando nos jovens que precisam trabalhar, por isso são cursos de curta duração, voltados para o aprendizado da prática, e orientados ao mercado de trabalho, ou seja, pensando em oportunidades que são encontradas mais facilmente”, conta o Gerente Geral do Laboratório de Educação da Fundação Roberto Marinho, João Alegria.


Parcerias:

Governo do Estado de Pernambuco: Para viabilizar a chegada da co.liga nas cidades pernambucanas, o Governo do Estado articula o acesso dos jovens dos municípios à plataforma com os gestores, conselhos municipais de Juventude e Casas das Juventudes — programa estadual que monitora espaços públicos institucionais de referência que permitem a convivência cultural, produtiva e de aprendizado dos jovens. Para as cidades que ainda não dispõem de Casas de Juventude, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), através de sua executiva de Políticas para a Criança e Juventude, mobiliza com a gestão municipal das localidades a estruturação de um espaço equipado e acessível ao público para a execução das oficinas.

As Casas das Juventudes garantem os direitos e prevenção social, que se propõe a servir as juventudes nas suas necessidades coletivas para organização e participação da vida social em suas diversas realidades. O espaço facilita a realização de diálogos, encontros, reuniões, oficinas, cursos, jogos e eventos pautados na promoção da vivência juvenil, onde são trabalhadas as dimensões de cultura, tecnologia, esporte, lazer, saúde, meio ambiente, cidadania, trabalho, sustentabilidade, formação política e outras temáticas.

"O Governo de Pernambuco tem a educação como uma das políticas essenciais para o crescimento do Estado não só por permitir que as pessoas tenham oportunidades de trabalho e renda, mas também como uma ferramenta de desenvolvimento de visões de mundo. Por isso, unir a atuação estadual com a proposta da co.liga e garantir capacitações profissionais aos jovens é renovar e estimular a participação da juventude na sociedade e contribuir para a autonomia deles", pontua o secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Sileno Guedes.


Porto Digital e Proa: Em 2022, o Porto Digital e a Proa Cultural darão início a um Plano de Trabalho que inclui cursos de formação, ampliação do uso e ocupação dos laboratórios e equipamentos, além de projetos mais estruturadores para as áreas de atuação do Portomidia, que são: games, cine-vídeo-animação, música, multimídia, design e fotografia. Deste modo, a implementação da co.liga neste momento, no Recife, com foco nestas linguagens e outras transversais a elas, é uma ação inicial que marca esta nova fase do Portomidia. O objetivo desta parceria é impactar um número grande de pessoas com as diversas possibilidades e potencial que a economia criativa tem junto à área de tecnologia. Portanto, as conexões com toda a rede de parceiros coligados são fundamentais na concretização desses projetos.

“Pernambuco tem uma longa tradição em economia criativa em função da riqueza de sua cultura e do espírito empreendedor de seu povo. Então, nada mais correto que o Porto Digital participar dessa iniciativa inovadora para capacitarmos nossos jovens nesse setor que tem tudo para construir de forma decisiva o desenvolvimento do nosso Estado”. Pierre Lucena, presidente do Porto Digital

Prefeitura de Recife: A parceria do município e o Estado com a co.liga será firmada oficialmente no dia 10 de dezembro, no encerramento da 8ª Jornada de Direitos Humanos do Recife. O papel da Prefeitura do Recife consiste em mobilizar organizações da sociedade civil que lidam com os jovens para viabilizar o acesso à escola virtual de economia criativa, garantindo a oportunidade de formação educacional e qualificação profissional dos jovens em vulnerabilidade social. Além disso, a co.liga será disponibilizada na Plataforma Geração Oportunidades (GO Recife), que consiste numa grande plataforma voltada para emprego, renda, qualificação profissional e fomento do empreendedorismo. Outra forma de acesso à co.liga será por meio das bibliotecas da rede de Bibliotecas pela Paz, que estarão disponíveis para o público-alvo da plataforma. Todas as bibliotecas possuem espaços climatizados com computadores e internet. As equipes de cada espaço municipal público também estarão à disposição dos alunos no suporte à plataforma. A Rede de Bibliotecas pela Paz tem como missão prevenir a violência e fortalecer a cidadania, fomentando a relação cotidiana da comunidade com a leitura, a escrita e o aprendizado.

"Nós, que fazemos a Prefeitura do Recife, estamos muito felizes em ser um dos parceiros da co.liga aqui em Pernambuco. O objetivo da co.liga se alinha com um dos nossos principais pilares, que é levar formação e educação para jovens, em especial os que estão em contexto de vulnerabilidade social. Nosso grande papel nessa parceria é ser uma rede e uma ponte de mobilização. Para isso, além da plataforma GO Recife e a rede de Bibliotecas da Paz, contaremos também com todos os coletivos e entidades recifenses que trabalham com as juventudes para serem nossos parceiros na construção dessa jornada". Marcone Ribeiro, secretário executivo da Juventude do Recife.