Multinacional japonesa NTT Data embarca no Porto Digital

decrease font size increase font size

Buscando ampliar sua presença na região e fortalecer sua marca, a NTT DATA, a sexta maior empresa de serviços de TI do mundo, anuncia o seu “embarque” no Porto Digital do Recife, maior parque de tecnologia e inovação do Brasil, especializado nos setores de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e Economia Criativa (EC). A expectativa da empresa é de abrir até 230 vagas durante o ano de 2022 em Pernambuco e também investir na formação de mão de obra na região por meio de seu programa de capacitação em várias plataformas, entre elas o DIO (Digital Innovation One).

“A prioridade está na formação e captação de novos talentos. O Porto Digital possui uma consolidada relevância no mercado de tecnologia local, o que faz com que novos interessados sempre estejam à sua procura”, afirma Virgínia Heimann, gerente executiva do Norte/Nordeste da NTT DATA Brasil.

Segundo Ricardo Neves, CEO da NTT DATA Brasil, expectativa de crescimento do hub do Recife é a maior entre todos em território nacional Segundo Ricardo Neves, CEO da NTT DATA Brasil, expectativa de crescimento do hub do Recife é a maior entre todos em território nacional

A chegada da NTT DATA ao Porto Digital dá continuidade ao crescimento do parque tecnológico, que conta com cerca de 350 empresas embarcadas responsáveis por gerar mais de R$ 3,6 bilhões em faturamento no ano passado. “O polo de inovação é não só um gerador de notas fiscais, como gostamos de dizer, mas também uma ferramenta de fomento a formação de nível superior em tecnologia e transformação digital, vetores importantes para economias cada vez mais integradas com o futuro. Com a NTT Data, temos uma das empresas de maior destaque no mundo para atuar nessas três frentes”, aponta o presidente do Porto Digital, Pierre Lucena.

Além da maior presença na cidade e poder oferecer oportunidades de formação a um novo público, a NTT DATA também contará com toda a infraestrutura do parque, podendo realizar seus próprios eventos. De acordo com Heimann, a ideia é trazer ao Porto Digital porta-vozes dos temas mais inovadores dentro do setor de Tecnologia e Inovação, como Metaverso e Inteligência Artificial.

A escolha pela capital de Pernambuco é estratégica. Entre as capitais brasileiras Recife é a que possui mais alunos per capita na área de tecnologia, além de contar com cerca de 600 PhDs. “Um ecossistema forte como o existente aqui faz com que a busca pelo estudo e especialização em Tecnologia cresça à medida em que o mercado se mostra cada vez mais aquecido e ramificado”, analisa Ricardo Neves, CEO da NTT DATA Brasil.

Ainda de acordo com Neves, a expectativa de crescimento do hub do Recife é a maior entre todos da NTT DATA no Brasil, exatamente pela maturidade e possibilidades do mercado local.

Localizado no Centro do Recife, região histórica e turística da cidade, com área superando os 149 hectares, o Porto Digital já foi eleito três vezes o melhor espaço de inovação do Brasil, e foi descrito por especialistas como “o futuro da Economia Criativa do Brasil”.

Por fim, um dos diferenciais trazidos pelo embarque da empresa é a Fundação NTT DATA, especializada em projetos de empreendedorismo social. “Apostando na diversidade e na capacitação pela tecnologia, que sempre foram nortes do que fazemos, estamos investindo em algo que transformará pessoas e famílias”, diz Virgínia Heimann.

Junto com a DIO, a NTT DATA deve realizar em 2022 oito bootcamps. Para isso oferecerá 22 mil bolsas de estudos para formar jovens talentos na área de tecnologia. A expectativa é contratar 800 jovens que concluírem o treinamento em todo o País.

Sobre a NTT DATA

A NTT DATA é uma prestadora de serviços de TI e parceira de inovação global líder de mercado, sediada em Tóquio. A empresa oferece suporte para os clientes em seus processos de transformação por meio de consultoria, soluções industriais, serviços de processos de negócios, modernização digital e serviços gerenciados. A NTT DATA permite aos clientes, assim como à sociedade, avançar com confiança para o futuro digital. Nosso foco está no compromisso de longo prazo, combinando alcance global com uma visão local para fornecer serviços profissionais de ponta em mais de 50 países em que estamos presentes. Para mais informações, visite nttdata.com.