Porto Digital completa 25 anos e se consolida como o maior distrito de inovação da América Latina

decrease font size increase font size

Porto Digital

O Porto Digital completa 25 anos consolidado como o maior distrito de inovação da América Latina. Criado em 2000 a partir de uma política pública pioneira e da união entre governo, universidades e setor produtivo, o ecossistema reúne hoje 475 empresas, 21,5 mil profissionais e alcançou R$ 6,2 bilhões de faturamento em 2024, resultados que reforçam seu papel de motor econômico, urbano e social do Recife. Ao longo de sua trajetória, o distrito transformou a paisagem do Bairro do Recife, recuperou prédios históricos na área central da capital pernambucana, atraiu empresas de tecnologia e economia criativa e se tornou referência replicável no Brasil e no exterior.

“O Porto Digital nasceu para transformar a economia pernambucana, requalificar o centro histórico e criar oportunidades para talentos e empresas locais. Vinte e cinco anos depois, mostramos que é possível fazer tecnologia de ponta no Brasil com impacto social e urbano real”, afirma Pierre Lucena, presidente do Porto Digital. A partir da combinação entre densidade acadêmica, criatividade, políticas públicas e requalificação urbana, o Recife consolidou um modelo único de inovação.

O avanço econômico também chama atenção. Entre 2018 e 2024, o faturamento do ecossistema cresceu 226% e o número de colaboradores aumentou 127%, mesmo em um contexto global de forte disputa por talentos. Esse crescimento se apoia na força acadêmica do Recife, que lidera no país com 717.8 estudantes de TI para cada 100 mil habitantes e reúne mais de 700 PhDs em Computação.

A formação de talentos é um dos pilares mais relevantes dos 25 anos do Porto Digital. “A agenda de talentos é o coração do nosso ecossistema. O setor de tecnologia e inovação depende de profissionais altamente qualificados e preparados para assumir os desafios. Então, atuamos em duas frentes: na preparação desses profissionais do futuro e no aumento da diversidade nas empresas do distrito de inovação”, comenta Pierre Lucena.

A Residência Tecnológica é uma das iniciativas para promover a formação de novos talentos. Ao todo, mais de 4500 estudantes participam do programa, que aproxima os estudantes do mercado de trabalho por meio de uma imersão prática com desafios reais lançados pelas empresas participantes e o acompanhamento do Porto Digital. Além disso, o currículo acadêmico é alinhado em conjunto com as instituições de ensino às necessidades do mercado, cada vez mais dinâmico.

Já com o Embarque Digital, programa de bolsas de estudo em parceria com a Prefeitura do Recife para egressos do sistema público de ensino, o objetivo é formar estudantes em situação de vulnerabilidade social na área de tecnologia, e, assim, fortalecer o setor de TI na capital pernambucana e abrir oportunidades de carreira para milhares de estudantes. Ao todo, serão mais de 4 mil bolsas até 2028 - 784 já se formaram, com taxa de empregabilidade ultrapassando 60% em cada turma formada.

Expansão

O Porto Digital também avança em expansão territorial nacional e internacional. Em Pernambuco, o distrito avança na interiorização com apoio do Governo do Estado, com o Armazém da Criatividade no centro de Caruaru. Ainda estão previstas outras unidades em cidades de diferentes regiões, como Petrolina, no Sertão do São Francisco.

Já em Portugal, o Porto Digital conta com o Cais do Porto - unidade na cidade de Aveiro, que atua na internacionalização de empresas para o continente europeu e atração de negócios para o estado com apoio do Governo de Pernambuco.

Já no primeiro semestre de 2026, o Porto Digital entrega mais um equipamento para o Recife: o NERD, prédio dedicado ao empreendedorismo, criatividade e desenvolvimento de talentos no Bairro do Recife.