Sebrae Pernambuco, Porto Digital e parceiros lançam programa para desenvolver o pequeno negócio através de soluções do ecossistema de inovação

decrease font size increase font size

Darrel Steward

Uma revolução digital para os pequenos negócios. O Sebrae Pernambuco e o Porto Digital, com apoio do Centro de Informática da UFPE, o Softex Recife e o CESAR, somaram forças e lançaram o Sebrae Open Innovation, um programa de inovação aberta que tem o objetivo de resolver desafios internos do próprio Sebrae, oferecer suporte tecnológico para os micros e pequenos negócios e também atrair empresas de TI para desenvolverem (e comercializarem) suas soluções. Para mais informações sobre o Sebrae Open Innovation e cadastro de sua empresa, é só acessar o site https://oisebrae.com.br.

O Sebrae Open Innovation pretende desenvolver respostas inovadoras para seis desafios que impactam os pequenos negócios, os futuros empreendedores e o Sebrae Pernambuco. Estes desafios incluem desde a adequação dos modelos de negócio para o formato online, até o desenvolvimento de soft skills, passando pela criação de artefatos digitais para entregas de valor mais assertivas e ágeis, entre outras necessidades.

Para tanto, o programa prevê a atração de empresas de tecnologia para a produção de soluções que serão adquiridas pelo Sebrae Pernambuco. Os investimentos têm valor estimado em R$ 40 mil para desenvolvimento de produtos mínimos viáveis (MVPs) e R$ 200 mil para evolução e Go-To-Market de cada solução selecionada.

As criações se encaixam na categoria de propriedade intelectual compartilhada, podendo a empresa colaboradora vender o produto desenvolvido a instituições terceiras interessadas e também a outras unidades do Sebrae no Brasil, possibilitando que o projeto ganhe ainda mais escala.